Bahia:Vacina contra H1N1 pode ter provocado síndrome


Três pessoas desenvolveram uma síndrome rara no sul do estado chamada de Guillain-Barré. Há a suspeita de que a doença tenha sido desenvolvida depois que esses pacientes tomaram a vacina contra a gripe H1N1.

Apesar dos casos, os médicos afirmam que não há razão para preocupação. Esta síndrome pode ser transmitida em várias situações, por isso não há certeza de que a doença tenha relação com a vacina.

Músculos fracos e Ana Caroline, de 16 anos, mal conseguia ficar de pé. Ela ainda teve dificuldades na fala. Estes sintomas apareceram logo depois que a adolescente recebeu a dose da vacina contra a gripe H1N1 no posto de saúde de Teixeira de Freitas.

A adolescente não foi o único caso em Teixeira de Freitas. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, uma mulher de 31 anos de idade também desenvolveu a síndrome. O mesmo ocorreu com um rapaz de Itamaraju, cidade a 60 quilômetros do local.

Os casos foram acompanhados por um neurocirurgião. Mesmo com o número de ocorrências acima do esperado pela Organização Mundial de Saúde, o médico diz que não há motivos para preocupação.

A síndrome afeta os neurônios. Em casos mais graves, pode provocar parada respiratória. O médico ainda explica que não é possível prever quem pode ter a reação depois de receber a vacina.

A Secretaria de Saúde de Teixeira de Freitas fez um levantamento sobre os dados referentes as doses dos três pacientes: número de lote, laboratório, local de aplicação da vacina. O relatório foi enviado para o Ministério da Saúde, que pediu que se continuasse o acompanhamento das vítimas.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.