Departamento de Homicídios e Proteção a Pessoas em Dias D'ávila


Será implementado do Departamento de Homicídios e Proteção a Pessoas (DHPP), que visa desvendar os crimes de forma mais rápida e 'desafogar a demanda nas delegacias territoriais'.

Desde o início da semana, todas as investigações de homicídios ocorridos em Salvador e Região Metropolitana passaram a ser centralizadas na Delegacia de Homicídios (DH), nos Barris. De acordo com a assessoria da Polícia Civil, o intuito é dar início a implementação do Departamento de Homicídios e Proteção a Pessoas (DHPP), que visa desvendar os crimes de forma mais rápida e 'desafogar a demanda nas delegacias territoriais'.

Na a última sexta-feira (1º), a DH passou a funcionar todas as noites com o Serviço de Investigação em Local de Crime (SILC), que são duas equipes extras, compostas cada uma por um delegado, três investigadores e um escrivão. Anteriormente, estas equipes trabalhavam apenas nas noites de sexta e aos sábados e domingos.

Segundo nota divulgada à imprensa, desde fevereiro, quando o SILC passou a ser adotada pela Polícia Civil, diariamente, no expediente normal, houve uma ampliação de 70% na conclusão das investigações dos homicídios ocorridos em 2011. Com essa mudança, as equipes da Delegacia de Homicídios são deslocadas para a cena do crime, acompanhadas de peritos. O Serviço é válido para a RMS apenas nos casos de homicídios múltiplos.

A partir de maio, equipes serão criadas nos municípios de Camaçari, Lauro de Freitas, Simões Filho e Dias D´Ávila. Ainda segundo Pimentel, serão criadas 10 DHPPs que irão cobrir localidades da capital baiana, como Subúrbio, Cidade Baixa, entre outros, da mesma forma como são as Delegacias Policiais, conhecidas como DPs.

De acordo com a nota divulgada pela Secretaria de Segurança Pública (SSP), ontem (5), com a mudança e a implantação do DHPP, os policiais das delegacias territoriais dos bairros poderão melhorar a rotina de atendimento ao púbico e outros tipos de ocorrências, que não se enquadrem em crimes com pessoas vítimas de assassinato.

Dados - Com a alteração no modo de investigação dos casos com vítimas fatais, as informações concedidas à imprensa serão informadas apenas por agentes da Delegacia de Homicídios. O boletim da SSP divulgado pela Central de Polícia com dados sobre as ocorrências continua a ser disponibilizado diariamente, já as delegacias dos bairros não passarão mais os detalhes, pois não serão mais os responsáveis pela apuração do crime e sim os policiais da DH.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.