Zona rural de Feira de Santana (BA) tem registro de 63 barbeiros este ano


G1/BA - TV SUBAÉ
Inseto é o transmissor da doença de Chagas.
Do total de barbeiros encontrados, 14 estavam infectados.


Já foram encontrados pelo menos 63 barbeiros, este ano, na zona rural de Feira de Santana, cidade a 100 Km de Salvador. Do total, 14 estavam infectados. O barbeiro vive em galinheiro e em galpões de madeira e é o transmissor da doença de Chagas.

Em 2010, a Funasa (Fundação Nacional de Saúde) coletou 361 barbeiros, estando 85 infectados, na mesma região. “A gente vê eles nos pés das mangueiras, mas não podemos fazer nada”, comenta a agricultora Elenice da Silva.

Na casa do agricultor Antônio dos Santos, os insetos estavam na madeira do galinheiro. Os agentes já levaram os barbeiros para exame e pulverizaram a casa e o galinheiro com veneno. “Eu via nas paredes, mas nunca tinha ligado não. Não sabia que fazia mal”, diz.

Os barbeiros não nascem infectados, mas alguns adquirem o protozoário Tripanossoma Cruzi ao se alimentar do sangue de animais infectados, como o Gambá.

Cuidados

No caso de encontrar algum inseto dentro de casa, o procedimento adequado é o agente encaminhar os moradores para exame de sangue, constatando se eles estão infectados pelo protozoário da doença de Chagas.

O coordenador do Centro de Endemias, Marcelo Barbosa, fala sobre os cuidados devem ser tomados para que o inseto não se prolifere. “Evitar galinheiros, chiqueiros, materiais estragados próximo à residência. Isso atrai os barbeiros e eles podem se locar dentro de casa”, ensina.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.