Com virada no fim, Bahia mantém embalo e vence o Figueirense: 2 a 1

Nos últimos dias, o Bahia viveu momentos de expectativa com a possível saída do técnico Jorginho para comandar o Palmeiras. No fim das contas, o treinador resolveu ficar, e a torcida retribuiu comparecendo em peso na tarde deste domingo para apoiar o time contra o Figueirense, no Pituaçu. A resposta veio dentro de campo. Mesmo com dificuldades, o Bahia fez valer o mando de campo para vencer a equipe catarinense em uma virada heroica: 2 a 1. Esta foi a terceira vitória do Tricolor em 13 jogos dentro de seus domínios.

Os gols da partida foram marcados por Helder e Cláudio Pitbull para o Bahia, e Julio Cesar para o Figueirense. O da virada saiu em um lance polêmico, aos 45 do segundo tempo: os catarinenses reclamaram de falta no goleiro Wilson. O resultado confirma a ascensão do Bahia no campeonato. O Tricolor conquistou 14 dos 18 pontos disputados até agora no returno. Além disso, o time comandado por Jorginho já marcou 11gols e sofreu apenas três.
Na próxima rodada, o Bahia volta a campo para enfrentar o Internacional, no próximo domingo, às 18h30m (de Brasília), no estádio Beira-Rio, em Porto Alegre. Já o Figueirense entra em campo no sábado, quando recebe o Palmeiras, no Orlando Scarpelli, às 18h30m.
Diones Caio Bahia x Figueirense  (Foto: Edson Ruiz / Agência Estado)Bahia venceu a quarta partida em seis jogos e manteve a boa fase (Foto: Edson Ruiz / Agência Estado)


Bahia começa bem, mas Figueira marca

O Bahia entrou com surpresas na escalação. Jorginho montou um time com três atacantes e promoveu o jovem Rafael para substituir o machucado Zé Roberto. Na teoria, um Bahia ofensivo que iria agredir o Figueira desde os primeiros minutos. Na prática, o cartão de visitas tricolor parecia confirmar a tese. Assim que a bola rolou, o Bahia se lançou ao ataque e acuou o time catarinense na defesa. Quando o Figueirense decidiu sair, o Tricolor mostrou que a velocidade era mais uma arma. Aos cinco minutos, Jones Carioca limpou a marcação, e saiu na cara de Wilson. O atacante pegou mal na bola e desperdiçou uma chance incrível.

Depois disso, o Bahia manteve o ritmo forte, mas sempre pecando na falta de criatividade no meio de campo. A ligação direta dos três volantes para os três atacantes evidenciava equívocos no estilo de jogo da equipe baiana. Ainda assim, o time de Jorginho teve mais algumas boas chances na bola parada ou nas levantadas na área. Em uma delas, Danny Morais subiu livre, mas cabeceou sem direção para a linha de fundo.

Depois de se segurar como pôde, o Figueira passou a sair para o jogo e levar perigo ao gol de Marcelo Lomba. Aos 30, Botti obrigou o goleiro tricolor a fazer uma grande defesa. Um minuto depois, foi Titi quem jogou contra o próprio patrimônio e quase marcou para o Figueira. O gol catarinense parecia questão de tempo e se confirmou aos 33. Após bola levantada na área de Botti, a defesa do Bahia falhou e Júlio César, livre de marcação, completou para o fundo das redes. Após o gol, o time baiano tentou responder, mas usando os mesmos poucos recursos e mais uma vez sem sucesso.

Tricolor domina o segundo tempo e vira aos 45

No segundo tempo, Jorginho sacou a “novidade” Rafael e colocou Lulinha em campo. O Bahia mudou e passou a pressionar o Figueira, mas desta vez criando chances reais de gol. O Figueirense se defendeu como pôde para segurar o resultado. Apesar de melhor em campo, a primeira chance real só apareceu em um lance de bola parada, aos nove minutos, quando Neto cobrou falta com perfeição. A bola beliscou o travessão de Wilson, antes de ganhar a linha de fundo.

Aos 13, Lulinha ajeitou para Diones, e Wilson fez uma boa defesa em dois tempos. O Bahia manteve a pressão, e o Figueira não conseguia sair do seu campo de defesa. De tanto pressionar, o Tricolor conseguiu o empate ao 27 minutos. Em um lance parecido com o gol catarinense, Jussandro cruzou na área, a bola passou por todo mundo, menos por Helder, que completou para as redes e empatou a partida.

Depois disso, o Figueira até respondeu com um chute de Túlio, que beliscou a trave de Marcelo Lomba. Porém só deu Bahia. Aos 37, Wilson fez uma grande defesa em chute de Jones. Na sequência, Helder quase marcou. Aos 39, o goleiro do Figueira mais uma vez interveio em um chute de Jones.

O que parecia que seria um empate certo, graças a Wilson, virou triunfo tricolor. Aos 45 do segundo tempo, o goleiro saiu do gol e dividiu com Jones. A bola sobrou para Cláudio Pitbull, que aproveitou o alvinegro caído e com muita categoria empurrou para o fundo das redes. A virada levou ao delírio os mais de 22 mil torcedores do Tricolor que compareceram ao estádio de Pituaçu. Os jogadores do Figueirense reclamaram de falta no arqueiro, mas o árbitro Lielson Noguiera Dias considerou lance normal. E com o estádio em êxtase, mais uma vitória do Bahia que segue de vento em popa no returno da Série A.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.