José Sarney reassume presidência da Republica depois de 22 Anos


José Cruz/05.12.2012/ABrSarney assumiu presidência pela 1ª vez em 1985, após morte de Tancredo
Depois de 22 anos, o senador José Sarney (PMDB-AP) assume a presidência da República nesta quinta-feira (13). Como presidente do Senado, Sarney é o terceiro na lista de substitutos no caso da ausência do titular.
Como a presidente da Dilma Rousseff está em viagem internacional desde o último domingo (9), quem estava interinamente no papel de chefe da República era o vice, Michel Temer.
No entanto, Temer também embarcou para Lisboa na noite da última quarta-feira (12), para participar das comemorações do ano do Brasil em Portugal.
Por isso, a presidência foi transferida para o presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-RS).
No entanto, Maia ficou somente algumas horas como presidente do País. Nesta madrugada ele viajou para o Panamá, onde deve participar de reuniões do Parlamento Latinoamericano. Com isso, Sarney fica na presidência da República até este sábado (15).
A transferência se dá de forma automática e, segundo a assessoria de Sarney, ele não terá nenhuma agenda pública como presidente da República nem terá de assinar nenhum documento enquanto ocupar o cargo.
Na madrugada deste domingo (16), Dilma Rousseff retorna ao Brasil e reassume a presidência.
Primeira vez
José Sarney assumiu a presidência da República no dia 22 de abril de 1985, depois da morte do primeiro presidente democraticamente eleito após 21 anos de ditadura, Tancredo Neves.
Sarney era o vice e, por isso, ocupou a presidência até março 1990, quando assumiu Fernando Collor de Mello, vencedor das eleições de 1989.
Sarney está em seu quarto mandato como presidente do Senado e essa é a primeira vez que ele ocupa a presidência da República devido à ausência dos outros dois substitutos.



Fonte:R7

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.