Arena Fonte Nova entregue ao Governo do Estado


Agora é para valer. Após dois anos e sete meses, na tarde desta sexta-feira (08) a Arena Fonta Nova, através do consórcio Arena Salvador, constituído pela Odebrecht Infraestrutura e Construtora OAS, foi entregue ao governador Jaques Wagner. O repórter Leonardo Santana e o fotógrafo Roberto Viana, do Bocão News, estiveram entre os convidados para realizar o primeiro tour oficial de entrega da arena. Além do governador, participaram da visita, o presidente do consórcio construtor, Frank Alcântara, o diretor do consórcio, Alexandre Chiavegatto, entre outras autoridades.

O estádio está prestes a ser o terceiro a ficar pronto para a Copa do Mundo de 2014. O local teve o seu prazo de término prorrogado por causa da finalização de obras ainda não concluídas, segundo confirmou o próprio governador Jaques Wagner. Arena Castelão, em Fortaleza, e o Mineirão, em Belo Horizonte, foram os primeiros a ficarem concluídos.

“Estamos em fase de acabamento. Serão realizados testes, testes e testes. Vamos submeter a Arena a um stress. Para operar este local aqui serão necessárias cerca de 1800 pessoas e precisamos de toda a segurança possível para não cometermos os mesmos erros de outras arenas”, disse Frank.

Todos os presentes no evento conheceram os níveis internos do estádio. Camarotes, salão de mídia, locais de transmissão (40 lugares para rádio, 6 para televisão e 18 para site/impresso), acessos dos jogadores, vestiários, sala de aquecimento, sala médica e antidoping, além do gramado, foram os locais apresentados à imprensa.

Em relação à inauguração o governador Jaques Wagner, mostrou uma grande expectativa e disse que torce para que o BaVi dê empate. “Dia 07 de abril será o dia do casamento. Espero que nem o noivo, nem a noiva tropecem no altar”, completou. No quesito acesso ao estádio, Wagner declarou que as obras do entorno devem estar prontas até o dia 30 de março.


O governador declarou também que Salvador pode vir a receber mais jogos da Copa das Confederações, caso algum estádio não tenha as obras concluídas. “A Fifa criou a Copa das Confederações como um pré-teste para a Copa do Mundo. Não vamos ‘agorar’ ninguém, mas se algum estádio não ficar pronto, pode ser que algum jogo seja relocado para Salvador”, completou. 

Na noite desta sexta-feira (08), em homenagem ao Dia das Mulheres, o estádio ficou iluminado com a cor rosa.

 Copa das Confederações – Arena Fonte Nova

 
A capital baiana terá três partidas do torneio que precede a copa do Mundo FIFA de 2014. Duas são pela fase de grupos. Pela segunda rodada, duas equipes do grupo B vão se enfrentar no dia 20 de junho, quinta-feira, às 19h. O jogo será entre o Uruguai, campeão da Copa América, e a Nigéria, vencedora da Copa Africana de Nações.

O próximo jogo na Arena Fonte Nova contará com a participação da Seleção Brasileira, que jogará contra a Itália no sábado 22 de junho, às 16h. A partida será válida pela última rodada da fase de grupos. A capital baiana também sediará a disputa do terceiro lugar do torneio. O jogo acontece no último dia de competições, 30 de junho, às 13h, reunindo os dois perdedores das semifinais.

Com um investimento de R$ 591,7 milhões, o estádio é um espaço multiuso, com capacidade para 50 mil pessoas, divididas em três níveis de arquibancadas com assentos cobertos, 90 camarotes, 2.500 assentos VIP, restaurante panorâmico, com vista para o estádio e para o Dique do Tororó, e cerca de 2 mil vagas de estacionamento.


O equipamento receberá 5 mil assentos temporários, além de estruturas de apoio (bares, lanchonetes e sanitários) para a realização da Copa das Confederações 2013 e da Copa do Mundo de 2014. A montagem começa no próximo dia 18 de março, e a entrega está prevista para o dia 20 de abril de 2013. Já as estruturas temporárias, estão em processo licitatório, previsto para maio de 2013.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.