'Falso' advogado é preso tentando sacar dinheiro de processos na BA

Homem de 32 anos foi detido por estelionato e exercício ilegal da profissão. Delegado explica que ele coletava dados e fazia procuração para o saque.


 Um homem de 32 anos foi preso em flagrante nesta quinta-feira (4) enquanto tentava se passar por advogado em uma agência da Caixa Econômica Federal da cidade de Irecê, interior da Bahia, de acordo com o delegado Cleriston Jambeiro, titular da 14ª Coordenadoria de Polícia Civil, que efetuou a prisão.
Conforme explicação do delegado, o suspeito, natural de Feira de Santana, está com o registro da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) cassado pela seccional de Sergipe desde o ano passado. A polícia foi acionada por um funcionário do próprio banco, que desconfiou da conduta do suspeito.
De acordo com o delegado, o ex-advogado pretendia sacar quantias decorrentes de processos que tramitaram na Justiça Federal de pessoas que ele não conhecia. "Ele sabia que as pessoas tinham dinheiro, conseguia dados como RG e data de nascimento e fazia a procuração pública em cartório para levantar a quantia no banco. As vítimas são de diversas partes do Brasil", relatou.
Em Irecê, explicou o investigador, as pessoas que seriam lesadas nesta quinta-feira, caso a ação tivesse êxito, são de Iaçu, em Sergipe, e de Salvador, residente do bairro da Pituba. O homem teria ido ao banco da cidade outras vezes e conseguido sacar valores de três pessoas, que somam quase R$ 300 mil, informou o delegado. "Hoje não conseguiu sacar devido à intervenção, os outros sim. A Caixa vai repassar todos os processos [sacados] e pode ter vítimas em outras partes do país", afirmou. Ele foi autuado por estelionato e por exercício ilegal da profissão.
O suspeito já foi preso no ano de 2009, no Rio de Janeiro, por uso de documentos falsos em um hotel. Segundo a polícia, na ocasião, ele estava com 22 cartões de créditos. No ano passado, ele também foi detido, desta vez em Sergipe. Nesse caso, ele foi flagranteado repassando celulares e carregadores de bateria no complexo penitenciário da cidade de São Cristóvão.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.