Incêndio no interior de Mato Grosso destrói cerca de cem casas


G1

Um incêndio que começou na manhã de quarta-feira (11) e se espalhou por causa do vento deixou centenas de moradores da cidade de Marcelândia (MT) fora de casa. Houve correria durante toda a noite para tentar conter o fogo.

As chamas atingiram 80% das serrarias e madeireiras da cidade e destruiu cerca de cem casas.

O único hospital da cidade já atendeu mais de 300 pessoas. A maioria com problemas respiratórios, queimaduras de primeiro grau e pressão alta, além de ardência nos olhos.

As famílias desabrigadas foram levadas para o salão paroquial e contam com a solidariedade da população.

"Com todo o aparato que chegou, e os apoios, ainda assim, não tem como se resolver o problema até o momento. Estamos tentando conter, amenizar, atender, mas ainda é difícil de se dar uma quantia ou um cálculo exato do tamanho da perda", disse Adalberto Diamante, prefeito de Marcelândia.

Equipes de apoio de outros municípios estão trabalhandopara ajudar no combate ao fogo.

O incêndio é reflexo do período de estiagem, onde o tempo fica seco, a umidade relativa do ar baixa, o que favorece que a vegetação queime com facilidade.

No interior do estado, por exemplo, a região norte é a mais atingida pelos focos de calor. Marcelândia está entre os dez municípios que mais queimam em Mato Grosso.

Só no primeiro semestre deste ano, os bombeiros de Cuiabá atenderam 230 chamados para combater focos de calor na área urbana. As informações são do G1.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.