Dias D’Ávila: Prefeitura implantará novo sistema de atendimento no Hospital Geral


239744A Secretaria Municipal de Saúde (SESAU) implantará no Hospital Geral Dilton Bispo de Santana um novo modelo de atendimento para melhorar o acolhimento aos pacientes que precisam dos serviços de urgência e emergência do sistema de saúde pública de Dias d’Ávila.
O novo sistema de atendimento baseado no Protocolo de Manchester – que tem validação científica internacional e serve como alicerce em países desenvolvidos – tem a finalidade de organizar as prioridades de atendimento, agilizando a assistência de acordo com a gravidade de cada paciente e aumentando a segurança.
A implantação do sistema de classificação de risco ajuda a identificar o grau de risco de uma pessoa que procura o serviço de saúde. Ao dar entrada no setor de urgência e emergência, o paciente é classificado e recebe a prioridade que determina o tempo alvo para o primeiro atendimento médico. O atendimento passa a ser feito conforme a necessidade clínica do paciente e não mais pela ordem de chegada.
Com as mudanças, as filas devem diminuir e a população ficará mais satisfeita. “Após organizar o serviço emergencial, vamos pensar na prevenção. Precisamos usar a Unidade  de Saúde da Família (USF) para ordena o sistema, nela o paciente deve receber atendimento de saúde e atenção social para que suas necessidades sejam atendidas”, acrescenta o Secretário Municipal de Saúde, Fabiano Ribeiro, referindo-se à necessidade de acompanhar os casos de emergência atendidos inicialmente no Hospital Geral.
Entenda como funciona
Os pacientes são identificados por cores. Vermelho, para emergências; laranja, para casos muito urgentes; amarelo, para urgências; verde, para casos pouco urgentes; e azul para não urgências.
Uma parte dos funcionários do Hospital Dilton Bispo de Santana, responsáveis pela triagem dos pacientes, já participaram de um treinamento específico com a enfermeira Maria Lúcia, Mestre em Saúde Pública, Especialista em Urgência e Emergência, e devem atender os pacientes conforme indicações específicas do novo sistema organizacional.
Vale ressaltar que o sistema de classificação de risco foi apresentado no dia 25 de janeiro para os membros do Conselho Municipal de Saúde que aprovaram a ideia. O novo sistema entrará em vigor no inicio de fevereiro logo após o treinamento de todos os envolvidos e a aquisição dos materiais necessários para a implantação do Protocolo de Manchester.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.